História

                                         
História do Handebol de General Sampaio-CE

Nos anos de 1979 e 1980 o município de General Sampaio é contemplado com o Projeto Rondon, onde os professores de educação física desenvolvem entre outras atividades o handebol. Estes profissionais vieram do Rio de Janeiro, estado que a modalidade era bastante praticada nesta época. Em 1979 o responsável pelo divertimento esportivo do projeto fora o Professor Nilson e em 1980 ficou com o Professor Paulo Ricardo.  Após este período nenhum movimento com handebol existiu na cidade entre 1981 e 1993.



Na década de 90 alguns estudantes de General Sampaio passam a conhecer a modalidade em outros municípios, entre eles Grasiela Arraes no Greces em Fortaleza, Marcos Paulo na CNEC João XXIII de Pentecoste e Jorginaldo Moreira na Escola Tabelião José Ribeiro Guimarães também em Pentecoste. No dia 26 de maio de 1994 os desportistas Marcão e Jorginaldo fundaram a OGH - Organização Generalense de Handebol e passaram a promover este esporte em General Sampaio, a OGH teve como primeiro presidente Marcos Paulo Alves de Lima  que ficou a frente da entidade de 26/05/1994 a 12/10/1994 quando assumiu a presidência o vice Jorginaldo Moreira dos Santos.

Nos primeiro anos as atividades são voltadas apenas para campeonatos municipais e alguns amistosos, só em 1997 a equipe passa a disputar competições regionais como as Olimpíadas de Apuiarés e em 1998 os Jogos Escolares. Já as competições da Federação Cearense de Handebol passamos a disputar em 2002 (Intermunicipal), 2004 (Cearense) e obtivemos o 1º Titulo estadual no Beach handebol em 2006 (Masculino e Feminino) e Indoor em 2010 ( infantil masculino). Nossa equipe já jogou contra equipes do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Amapá, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Acre e Paraná, tendo realizado também uma série de jogos contra uma equipe de estudantes africanos da Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e  Príncipe e uma equipe da França. Participamos do Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia nos anos de 2007/2008/2010 com equipes masculina e feminina, em 2006 formos 4º colocado dos Jogos Brasileiros de Praia. No ano de 2012 a LGHb é uma das entidades fundadoras da Federação de Handebol do Estado do Ceará e faz parceria com o Colégio Darwin de Fortaleza, vindo a fortalecer o handebol generalsampaiense, onde a equipe conseguiu ser vice campeão do nordeste em Maceió/AL. Nos anos de 2013 e 2014 foram de glorias para a nossa equipe onde tivemos muitas conquistas no campeonato estadual, e formos contemplados com um núcleo do Mini Handebol da Confederação Brasileira de Handebol, já em 2015 participamos do Campeonato Brasileiro Infantil Masculino em São Luis do Maranhão e tivemos Clarisse Alves de Sousa campeã dos Jogos Escolares Brasileiro, sendo a primeira atleta de nossa cidade a ser campeã nacional. No ano de 2016 tivemos o atleta Wanderson Barbosa convocado para a Seleção Brasileira Juvenil e a equipe sub 14 conquistando as Olimpíadas Escolares do Ceará na fase estadual e fora disputar a fase nacional em João Pessoa-PB. Em 2017 Wanderson Barbosa veio jogar no Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro, no ano de 2018 Janaína Sabino Lopes Moreira assume os treinamentos das equipes sampaienses, em 2019 o mirim masculino venceu o Festival de Handebol de Base e a LGHb foi contemplada com a Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Jorginaldo Moreira dos Santos -  Fundador da LGHb